Home Sobre a campanha Tipos de câncer PulmãoMelanomaLeucemia Colorretal Rim Contato

Tipos de câncer

Câncer de Pulmão

Nem todo câncer de pulmão é igual. Vários casos estão relacionados a alterações genéticas que provocam a doença ou uma maior predisposição para desenvolvê-la.¹-³ Assim como cada paciente é diferente, as mutações não são todas iguais - e cada tratamento também não deve ser.

Essas alterações podem, por exemplo, estimular um mecanismo que aumenta a proliferação de células malignas - o que favorece a disseminação do tumor. O que vale tanto para fumantes quanto não fumantes - e é mais comum neste segundo grupo.¹


Em todo o mundo, o câncer de pulmão é a principal causa de morte relacionada ao câncer. No entanto, ao aprofundar a investigação, é possível identificar as mutações e subtipos da doença, oferecendo tratamentos individualizados e com maiores chances de sucesso.

Por que é importante falar sobre o câncer de pulmão?

Porque o diagnóstico é apenas o início da conversa quando se fala nesse tipo de câncer. E até pouco tempo atrás, aproximadamente 6 em cada 10 brasileiros se consideravam desinformados a respeito da doença. Como a análise molecular mostra que os tumores se comportam de modo muito distinto de paciente para paciente, é fundamental entender o passo a passo dessa jornada, a individualização de cada caso e a personalização do tratamento. Então bora falar!

Sintomas3

Embora nem todo câncer seja igual, os sintomas são comuns7 - independente das mutações e hábitos.

  • Tosse persistente
  • Falta de ar
  • Dor no peito
  • Cansaço
  • Rouquidão
  • Perda de peso ou apetite
  • Pneumonia recorrente ou bronquite

Vale ressaltar que no caso do câncer de pulmão ligado ao cigarro - com ou sem mutação -, o ritmo habitual da tosse é alterado e as crises surgem em horários incomuns.

Fatores de risco2

Além do histórico familiar5 e da poluição,6 o principal fator de risco é o tabagismo7 - inclusive o caso de fumantes passivos.5 Pesquisas indicam que o cigarro, por si só, pode levar a 150 mutações por ano em cada pulmão. Essas mutações podem ser o ponto de partida para o câncer.8
No entanto, o problema não se restringe às mutações causadas pelo cigarro. O tabagismo parece acelerar a mutação nas células potencialmente cancerígenas.8

      Diagnóstico e especialista

      Biomarcadores
      Os chamados biomarcadores são proteínas, genes ou outras moléculas que provocam modificações nas células e, com isso, permitem avaliar a presença de uma doença e sua gravidade.9

      A partir disso, se houver a mutação, é possível encontrar qual o melhor tratamento para a respectiva alteração genética e, com isso, personalizar o tratamento.9

      Mutações
      EGFR9
      Pesquisas indicam que mutações como a de EGFR, aumentam as chances de desenvolver câncer, uma vez que essa alteração estimula um mecanismo que aumenta a proliferação de células malignas.

      ALK
      Enquanto isso, pacientes com alterações como a do gene ALK+, caso de um rearranjo genético, são, em sua maioria, jovens e não fumantes,10 mostrando que a doença pode afetar qualquer pessoa.

      Outras alterações comumente encontradas no câncer de pulmão são as chamadas KRAS,ROS1, BRAF e NTRK. Para cada tipo de mutação, é indicado um tratamento diferente.11

      Observando este cenário de particularidades e tantas possibilidades, é possível entender um pouco do impacto que as mutações e alterações genéticas representam para o desenvolvimento de diferentes tipos de cânceres, especialmente o de pulmão. Isso impacta, também, diretamente na escolha do tratamento mais adequado, uma vez que as mutações podem ser usadas como marcadores para terapias focadas11,12.

      Para investigar e diagnosticar tanto o câncer de pulmão quanto a avaliação de uma possível mutação, procure um oncologista e a equipe multidisciplinar indicada por ele.

      Tratamentos

      Inicialmente, os tratamentos indicados quando há o diagnóstico precoce do câncer de pulmão são a cirurgia e a radioterapia. Em outros casos, além de terapias mais focadas, também pode ser necessário associar tratamentos, combinando quimio, radio e imunoterapia (em casos localmente avançados, por exemplo).6

      A análise molecular do câncer, do subtipo e eventual alteração indica um tratamento personalizado. Tratamentos orais e endovenosos, com imunoterapia, por exemplo, podem ser utilizados.6

      Entre as opções terapêuticas, além da cirurgia, da radio, da quimio e da imunoterapia, existem também tratamentos com terapia-alvo.7

      Imunoterapia x terapia-alvo
      A diferença entre a imunoterapia e a terapia-alvo é que, enquanto a imunoterapia ajuda o sistema imunológico do próprio paciente a identificar e combater o câncer, a terapia-alvo é baseada no ataque direto às células tumorais,13 provocando poucos danos às células saudáveis.11

      Todas essas alternativas terapêuticas melhoram a sobrevida e a qualidade de vida. É importante destacar ainda que 1 em cada 4 pacientes com câncer de pulmão apresentam mutação14 e, entre todos os tipos de tumores, esse talvez seja o que mais vem se beneficiando dos tratamentos individualizados.6

      * Exceto câncer de pele não melanoma.​​​​​​​

      Referências bibliográficas:​​​​​​​

      1. Oncoguia. Terapia-alvo para câncer de pulmão não pequenas células. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/terapia-alvo-para-cancer-de-pulmao-de-nao-pequenas-celulas/1772/1220/>.
      2. Oncoguia. O câncer de pulmão pode ser hereditário? Entenda. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-cancer-de-pulmao-pode-ser-hereditarioentenda/13673/7/>.
      3. Revista Galileu. Mutação genética aumenta risco de câncer de pulmão. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2014/06/mutacao-genetica-aumenta-risco-de-cancer-de-pulmao.html>.
      4. Oncoguia. Estatística para câncer de pulmão. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/estatistica-para-cancer-de-pulmao/6439/196/>.
      5. Lado a lado pela vida. Respire agosto. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <https://ladoaladopelavida.org.br/respire-agosto/>.
      6. Instituto Vencer o Câncer. Evitar, tratar, curar. Vídeo "Câncer de pulmão tem nome e sobrenome" com Fernando Maluf. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <https://vencerocancer.org.br/videos-2/evitar-tratar-curar/dr-fernando-maluf-cancer-de-pulmao-tem-nome-e-sobrenome/>.
      7. INCA. Tipos de câncer. Câncer de pulmão. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-pulmao>.
      8. Science Daily. Smoking a pack a day for a year causes 150 mutations in lung cells. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <https://www.sciencedaily.com/>
      9. Saúde Abril. O tratamento contra o câncer de pulmão está cada vez mais preciso. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/coluna/com-a-palavra/o-tratamento-contra-o-cancer-de-pulmao-esta-cada-vez-mais-preciso/>.
      10. Lung Cancer Foundation of America. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <https://lcfamerica.org>.
      11. Oncoguia. Entendendo a terapia-alvo. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/terapiaalvo/7208/840/>.
      12. Newslab. Projeto de farmacêuticas para ampliar diagnóstico molecular de câncer de pulmão no Brasil cresce em 2021. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <https://newslab.com.br/projeto-de-farmaceuticas-para-ampliar-diagnostico-molecular-de-cancer-de-pulmao-no-brasil-cresce-em-2021/>.
      13. A. C. Camargo Cancer Center. Imunoterapia, a ciência que faz a diferença. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <https://www.accamargo.org.br/sobre-o-cancer/noticias/imunoterapia-ciencia-que-faz-diferenca#:~:text=A%20Imunoterapia%20age%20de%20forma,aplica%20a%20todos%20os%20casos.>.
      14. Oncoguia. Testes genéticos para câncer de pulmão, uma realidade ainda pouco praticada. Acesso em: julho de 2022. Disponível em: <http://www.oncoguia.org.br/conteudo/testes-geneticos-para-cancer-de-pulmao-uma-realidade-ainda-pouco-praticada/12409/8/>.


        PP-UNP-BRA-0452 - Agosto/2022

      Tipos de Câncer

      Bexiga Leucemia Pulmão Rim Melanoma Colorretal